Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sugestão de leitura II

Para aqueles que estudam, pesquisam, planejam, executam, supervisionam e avaliam trabalhos de educação profissional, seja em estabelecimentos de ensino ou em organizações empresariais dispostas a sempre aprenderem e a gerar conhecimento, sugiro a leitura do livro do professor Francisco de Moraes, Empresas-escola: Educação para o trabalho versus educação pelo trabalho, pela Editora Senac Nacional.
Moraes arrola várias possibilidades de conciliação entre empresas e escolas, com a educação como elemento central. Concentra a análise de organizações configuradas com o duplo propósito de realizar atividades empreendedoras e educação formal regulada no sistema educacional: hospitais-escola, hotéis-escola, fazendas-escola ou clínicas-escola, analisando também métodos para aprendizagem  como programas de estágios, educação corporativa e trainees.
Fruto da sólida experiência na educação profissional que possui, o autor esmiúça a condição particular que gozam empresas-escola, deixando claro ao leitor, de um lado, a função educadora de uma empresa, de outro, a incorporação de práticas de gestão e planejamento que equipem o aluno com as ferramentas básicas para atuação no mundo do trabalho.
Vale a pena ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário