Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A História do Dia do Trabalho




O Dia do Trabalho é comemorado no Brasil e em diversos países neste 1º de Maio. No entanto, pouca gente sabe a origem e a história deste importante dia, “data símbolo” que representa o constante enfrentamento existente entre o capital e o trabalho.






O ano era 1886 e o local a cidade de Chicago (Estados Unidos), centro da industrialização estadunidense da época. No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.
Cabe lembrar que era prática comum nas indústrias da Europa e dos Estados Unidos no final do século XVIII e durante o século XIX , jornadas de trabalho de até 17 horas diárias. Além disso, férias, descanso semanal e aposentadoria não existiam. Para se protegerem em momentos difíceis, os trabalhadores inventavam vários tipos de organização – como as caixas de auxílio mútuo, precursoras dos primeiros sindicatos
Chicago, um dos principais pólos industriais norte-americanos, também era um dos grandes centros sindicais. As organizações, sindicatos e associações que surgiam eram formadas principalmente por trabalhadores de tendências políticas socialistas, anarquistas e social-democratas, organizadas principalmente pela AFL (Federação Americana de Trabalho) e a Knights of Labor (Cavaleiros do Trabalho). No mesmo 1º de Maio de 1886, trabalhadores organizaram uma intensa greve, paralisando as ruas de Chicago.

Dois dias após estes acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional
Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes. O 1º de maio de 1940 marca a instituição do salário mínimo, pelo presidente Getúlio Vargas, visando suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer) e em 1º de Maio de 1941, foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores. Em 1º de Maio de 1943 foi promulgada a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
Sempre o 1º de Maio será importante para nossa consciência. Não só para relembrar os acontecimentos históricos de Chicago, mas também para refletirmos sobre nossa relação com o trabalho nos dias de hoje, lutando a todo o momento por condições laborais melhores num mundo em permanente instabilidade social.


(* Obra: Operários, de Tarsila do Amaral - 1933)

Nenhum comentário:

Postar um comentário