Páginas

sexta-feira, 2 de março de 2012

Sugestão para leitura


Proponho, através deste blog, apresentar também algumas referências para leitura na área de educação profissional e corporativa. Dessa forma, sugiro neste post dois ótimos livros:


O primeiro , "Educação Profissional e a Lógica das Competências", dos organizadores Fernando Fidalgo, Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira e Nara Luciene Rocha Fidalgo, tem como campo de estudo a lógica das competências e suas consequências sobre o processo de educação dos trabalhadores. Crítico, o livro observa esta lógica  de vários pontos, possibilitando a todos conhecer seus limites e possibilidades. Da Editora Vozes.



Do psicoterapeuta clínico e gestor educacional Jurandir Santos, indico o livro "Educação Profissional e Práticas de Avaliação" (Editora Senac São Paulo). O colega Jurandir  apresenta um painel histórico da educação profissional e do ensino superior no Brasil, mostrando as mudanças positivas e negativas ocorridas, suas causas políticas e econômicas. Faz uma bela fotografia da atividade docente de antes e de hoje, da passagem da condição de mestre para parceiro no processo de ensino-aprendizagem. Esta nova concepção docente, pautada no desenvolvimento de competências, traz à tona outras formas de avaliação educacional.


São obras interessantes que permitiram ao leitor trabalhar pontos e contrapontos do interessante e complexo ensino por competências.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário